sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O momento certo de vender o carro


Tanto para quem prefere manter o carro por muitos anos, quanto para quem prefere trocá-lo em pouco tempo, fica a dúvida sobre qual é o momento mais vantajoso para vender o veículo do ponto de vista econômico.

Observar quando é o momento de vender o carro sob a ótica dos custos de manutenção pode ser mais relevante para quem mantém o carro por mais tempo e começa a ter altos gastos com reparação. Já para os proprietários que costumam trocar o veículo com mais frequência, o momento certo de vender o veículo pode ser antes que o seu preço caia de forma mais acentuada. 

O carro usado, como qualquer outro item à venda, é influenciado por uma série de fatores de mercado. Entender alguns deles é o caminho para antecipar algumas tendências de depreciação do automóvel e evitar a realização de um maior prejuízo. 

Um dos fatores de influência nos preços são as medidas econômicas que afetam o poder de compra da população e também a indústria automotiva. A redução do IPI para carros novos, por exemplo, acabou resvalando no preço dos carros usados, uma vez que eles tiveram que ter seus preços reduzidos para não ficarem tão caros em relação aos veículos zero quilômetro. 

Outro fator que pode reduzir o preço do carro na revenda é a hipótese de o veículo sair de linha. Segundo Giancarlo Pereira, o valor de revenda pode cair até 10% de um dia para o outro, após um anúncio de que o carro será descontinuado. 
O lançamento de uma versão repaginada de um modelo, ou o lançamento de um novo veículo na mesma categoria pode também pressionar a redução do preço do carro usado daquele modelo ou categoria. 

Os especialistas explicam que essas questões muitas vezes são difíceis de se prever, mas se o consumidor ficar atento às notícias que afetam o mercado automotivo, ele pode conseguir perceber que é o momento de vender seu carro antes que a percepção se torne generalizada e o veículo sofra uma forte desvalorização.

Fugir das depreciações mais elevadas também implica em não vender o carro no primeiro ano de uso. "É aquilo que costumamos falar: o carro sai da concessionária e já desvaloriza 20%", comenta Kalume. Isto ocorre porque o fato de o carro deixar de ser zero quilômetro influencia muito mais seu preço do que ele deixar de ser um carro de 10.000 quilômetros e passar a ser um carro de 15.000 quilômetros

1 comentários:

  1. Ótimo post. Uma boa ideia para quando for vender seu carro, é também criar anuncios em classificados de veículos. Eu, por exemplo...consegui vender meu carro rapidamente, anunciando-o pelo classificado É Muito Carro. O endereço do site é esse: www.emuitocarro.com.br

    Recomendo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...