Saiba como identificar os defeitos de um mecanismo hidráulico simples, do tipo pinhão e cremalheira.- Carolina Vilanova
A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados. Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo
e tubulações de alta e baixa pressão.
Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto
com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira.
A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção.
Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.
Um mecanismo hidráulico de direção - sistema pinhão e cremalheira, do tipo que equipa os veículos da VW, além dos ítens citados acima, contém pinhão e cremalheira, pinhão e válvula e cilindro hidráulico. A vazão da bomba determina a velocidade de giro do volante, assim como a pressão para esterçar as rodas. Já a válvula analisa a resistência do volante e direciona o fluido para um dos lados do cilindro. Nesse mecanismo, a bomba hidráulica, instalada no motor, é acionada por meio de polias e correia, utilizando os tubos para conduzir o fluido.
Como encontrar falhas
De acordo com a TRW é muito importante que o profissional identifique qual é o problema, para saber o que está causando a falha e onde ela está. Escute as descrições do cliente com atenção e não esqueça de algumas perguntas como: se a direção está mais pesada e para qual lado, se fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, e se o auxilio hidráulico pára repentinamente.
Depois, dirija o carro, mas antes certifique-se de que pode ser movimentado. antes de retirar o conjunto, faça uma análise completa do sistema. A manutenção preventiva recomendada pelo fabricante é a cada 50 mil km.
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Desmontagem
Para desmontar o mecanismo de direção hidráulica é necessário utilizar ferramentas adequadas e seguir os procedimentos recomendada pelo fabricante, que varia em cada veículo.Nesse caso, o exemplo é uma VW Parati.
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1) O primeiro passo é retirar os periféricos que possam atrapalhar a passagem da caixa e a drenagem do óleo. Para montar faça o processo inverso, respeitando os torques indicados.
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2) Com o carro suspenso no elevador, retire os parafusos de fixação da coluna de direção e remova-a. Depois, solte os parafusos que fixam o suporte das barras de direção e a retire-a.
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3) Em seguida, solte os parafusos de fixação
do mecanismo de direção do lado esquerdo (pára-lama) e a porca que fixa o mecanismo no painel de fogo.
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4) Desça o carro do elevador e desconecte
as mangueiras da direção (tubulação de pressão e retorno). Agora retire o mecanismo de direção hidráulica.
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5) O próximo processo é a lavagem das peças, que deve ser feita com solventes. Em seguida, leve a peça para o laboratório para ser desmontada. Abra e lave todos os componentes internos para reparar o defeito.
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Vazamento
O maior índice de defeitos que ocorre nas direções hidráulicas é o vazamento de óleo, devido ao desgaste natural dos componentes internos. Esse defeito não pode ser reparado e as peças devem ser substituídas.
O que pode causar vazamento:
· Vedação danificada (por impureza ou por desgaste natural).
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Pontos de vazamento:
· Conexões da tubulação rígida do mecanismo de direção.
· Conexão da tubulação na região do conjunto pinhão/válvula.
· Conexão da tubulação das mangueiras pressão retorno.
· Barra de torção do conjunto pinhão/válvula. · Vedador superior do conjunto pinhão/válvula. · Vedador inferior do conjunto pinhão/válvula.
· Vedador da cremalheira.
· Vedador da tampa da cremalheira. |
Depois de todos os reparos feitos e com a caixa montada, utilize a bancada de testes para checar vazamentos interno e externo, e a pressão e vazão dos componentes do sistema de direção hidráulica.
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Peças Remanufaturadas |
Quando os danos da caixa de direção são irreparáveis, o profissional pode optar pela peça remanufaturada. Neste caso, a carcaça é aproveitada pela própria fabricante e as peças internas são trocadas por novas, também originais de fábrica.
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Tabela de defeitos
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Observe outros problemas que podem ocorrer
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Obs.: A eliminação de ar do sistema hidráulico deverá ser feita movimentando o volante do veículo de batente a batente sem forçar nas extremidades. |
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