sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Manutenção da Direção Hidráulica




Saiba como identificar os defeitos de um mecanismo hidráulico simples, do tipo pinhão e cremalheira.- Carolina Vilanova

A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados. Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo 

e tubulações de alta e baixa pressão.

Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto 
 com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira.
A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. 
Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.


Um mecanismo hidráulico de direção - sistema pinhão e cremalheira, do tipo que equipa os veículos da VW, além dos ítens citados acima, contém pinhão e cremalheira, pinhão e válvula e cilindro hidráulico. A vazão da bomba determina a velocidade de giro do volante, assim como a pressão para esterçar as rodas. Já a válvula analisa a resistência do volante e direciona o fluido para um dos lados do cilindro. Nesse mecanismo, a bomba hidráulica, instalada no motor, é acionada por meio de polias e correia, utilizando os tubos para conduzir o fluido.

Como encontrar falhas

De acordo com a TRW é muito importante que o profissional identifique qual é o problema, para saber o que está causando a falha e onde ela está. Escute as descrições do cliente com atenção e não esqueça de algumas perguntas como: se a direção está mais pesada e para qual lado, se fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, e se o auxilio hidráulico pára repentinamente. 

Depois, dirija o carro, mas antes certifique-se de que pode ser movimentado. antes de retirar o conjunto, faça uma análise completa do sistema. A manutenção preventiva recomendada pelo fabricante é a cada 50 mil km.




 Verificar
Problema
 O que fazer
Componentes da suspensão Soltos
Muito rígidos
Aperte os parafusos
Verifique as borrachas
 Correia Frouxa ou com mau contato
com as polias
Ressecada ou com cortes
Presença de óleo ou graxa
Estique
a correia
dando
a tensão necessária
Trocar a

correia
Limpar

a correia
e as polias
 Mangueiras e linha hidráulica Obstruídas
Desordenadas, diâmetros
não especificados
Componentes não originais
Torcidas
Limpar
ou trocar
Distribuir corretamente
Trocar
Pneus Pressão incorreta
Desgastados ou danificados
Calibragem
Trocar
Reservatório do fluído hidráulico Abaixo do nível Completar
Rodas Desalinhadas Alinhar

Desmontagem

Para desmontar o mecanismo de direção hidráulica é necessário utilizar ferramentas adequadas e seguir os procedimentos recomendada pelo fabricante, que varia em cada veículo.Nesse caso, o exemplo é uma VW Parati.





1) O primeiro passo é retirar os periféricos que possam atrapalhar a passagem da caixa e a drenagem do óleo. Para montar faça o processo inverso, respeitando os torques indicados.




 
2) Com o carro suspenso no elevador, retire os parafusos de fixação da coluna de direção e remova-a. Depois, solte os parafusos que fixam o suporte das barras de direção e a retire-a.


3) Em seguida, solte os parafusos de fixação
do mecanismo de direção do lado esquerdo (pára-lama) e a porca que fixa o mecanismo no painel de fogo.

4) Desça o carro do elevador e desconecte 
as mangueiras da direção (tubulação de pressão e retorno). Agora retire o mecanismo de direção hidráulica.

5) O próximo processo é a lavagem das peças, que deve ser feita com solventes. Em seguida, leve a peça para o laboratório para ser desmontada. Abra e lave todos os componentes internos para reparar o defeito.


Mecanismo limpo.
Retire os componentes internos, sempre colocando em uma superfície limpa e em ordem, para 
que possam ser montados.
Não esqueça de utilizar a morsa.
Verifique as vedações para ver se não há corrosão e 
descarte todos os anéis "O" e juntas.

Vazamento

O maior índice de defeitos que ocorre nas direções hidráulicas é o vazamento de óleo, devido ao desgaste natural dos componentes internos. Esse defeito não pode ser reparado e as peças devem ser substituídas.



O que pode causar vazamento:
·  Cremalheira danificada (oxidada ou riscada).

·  Vedação danificada (por impureza ou por             desgaste natural).





Pontos de vazamento:
·  Conexões da tubulação rígida do mecanismo de direção.

·  Conexão da tubulação na região do conjunto pinhão/válvula.

·  Conexão da tubulação das mangueiras pressão retorno.

·  Barra de torção do conjunto pinhão/válvula.

·  Vedador superior do conjunto pinhão/válvula.

·  Vedador inferior do conjunto pinhão/válvula.

·  Vedador da cremalheira.

·  Vedador da tampa da cremalheira.



Depois de todos os reparos feitos e com a caixa montada, utilize a bancada de testes para checar vazamentos interno e externo, e a pressão e vazão dos componentes do sistema de direção hidráulica.

Peças Remanufaturadas


Quando os danos da caixa de direção são irreparáveis, o profissional pode optar pela peça remanufaturada. Neste caso, a carcaça é aproveitada pela própria fabricante e as peças internas são trocadas por novas, também originais de fábrica.

Tabela de defeitos
Sintomas
Causas 
O que fazer?
Chiado agudo constante Correia fora de tensão Esticar ou trocar a correia
Ruído na bomba Ar no sistema
Nível do fluído abaixo do especificado
Verificar e sangrar o sistema
Completar o fluido
Retorno do volante
com dificuldade
Baixa pressão dos pneus
Itens do barramento desgastados ou soltos
Mecanismo de direção solto
Mecanismo fora de regulagem
Coluna de direção sem lubrificação
Rodas desalinhadas
Calibrar
Reapertar ou trocar

Apertar os parafusos de fixação
Regular Lubrificar
Alinhar
Trepidação Pneus gastos desigual
Montagem incorreta de rodas ou pneus
Rolamentos desgastados
Itens do barramento desgastados ou soltos
Falta de balanceamento de rodas
Rodas desalinhadas
Ar no sistema
 Rodízio ou troca de pneus Montar corretamente
Trocar

Reapertar ou trocar
Balancear
Alinhar
Sangrar o sistema
Vazamento de fluido pelo conjunto pinhão/válvula Vedação em más condições Trocar o conjunto de vedação
Esforço ao virar o volante para um dos lados Pressão dos pneus
Pressão do sistema hidráulico Ar no sistema
Vazamento interno do mecanismo
Calibrar
Regular pressão da bomba ou trocar bomba
Sangrar
Trocar vedadores do mecanismo
Esforço para virar para os dois lados Pressão dos pneus
Baixo nível de fluido
Baixa pressão ou vazão da bomba
Componentes empenados
Mecanismo desregulado
Restrição na linha de retorno
Vazamento interno
Calibrar
Completar nível
Regular ou trocar bomba
Verificar e trocar itens danificados
Regular
Verificar e trocar mangueiras
Trocar vedadores
Folga no volante Componentes soltos na coluna
Mecanismo de direção solto no chassi Volante solto na coluna

Componentes da barra soltos
Mecanismo desregulado
Reapertar
Apertar os parafusos de fixação com torque especificado

Torque adequado na fixação do volante
Reapertar componentes
Regular

Observe outros problemas que podem ocorrer
Sintoma
Causa 
Ruído mecânico  Mangueira de alta pressão
Ponteiras soltas/danificadas
Barras laterais/articulações axiais soltas /danificadas
Embuchamento da barra estabilizadora
Mola fora de posição
Rolamento de rodas desgastado
Mecanismo de direção solto (fixação)
Amortecedores desgastados
Mecanismo de direção com folga (ajuste fora do especificado)
Fixação da polia
Correia
Direção Pesada Pressão dos pneus fora do especificado
Geometria da suspensão fora do especificado
Terminais e pivôs da suspensão desgastados ou danificados Interferência da coluna de direção
Rolamentos superiores da suspensão desgastados ou danificados
Correia do sistema frouxa
Obstrução hidráulica das mangueiras
Vazamento interno no mecanismo de direção acima do especificado
Ar no sistema hidráulico
Válvula rotativa direcional danificada ou com restrição
Ruído hidráulico  Mangueira de pressão fora do especificado
Nível de fluido fora do especificado
Tubos de ligação encostados
Válvula de alívio da bomba ou mecanismo de direção com defeito
Ar no sistema Elevação do nível de fluido
Aumento de esforço em manobras
Transbordamento
de óleo no reservatório
Comprometimento do funcionamento da bomba do sistema

Obs.: A eliminação de ar do sistema hidráulico deverá ser feita movimentando o volante do veículo de batente a batente sem forçar nas extremidades.

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