A Peugeot revelou no primeiro dia do Salão de Paris, o conceito Onyx, um carro com carroceria de cobre e interior feito de jornal. A ideia é esta: destacar pesquisas da montadora francesa no uso de novos materiais.
O efeito do conjunto é inovador, pois mesmo as linhas futuristas trazem para perto uma futura realidade. O protótipo antecipa as linhas que atualizarão o portfólio da marca em 2013. Embora o cobre chame mais atenção ao ouvir a descrição, é o interior do carro que atrai a curiosidade. Ele é feito com jornal prensado, formando uma nova liga rígida e reciclável, batizada pela Peugeot de Paper Wood (madeira de papel).
Mas, além do lado ecológico, a Peugeot conseguiu se destacar pelo desempenho do carro.O Onyx traz sob o capô motor 3.7 V8 a diesel de 600 cv e tração traseira e um elétrico de 80 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio.
O modelo também mostra os avanços da marca com sistemas híbridos. O grupo se orgulha de ter se especializado na combinação de motores a diesel com tração traseira e blocos elétricos. A saída reduz o consumo de combustível e emissão de poluentes.
Se as formas ousadas e
intimidadoras do Onyx dispensam comentários, vale citar alguns recursos. As
portas se afastam ligeiramente da carroceria, no ponto de articulação, antes de
serem abertas para melhorar o acesso. Arcos de alumínio e o teto em “dupla bolha”
buscam uma associação com o mais esportivo Peugeot hoje em produção, o cupê
RCZ, e as rodas de 20 pol usam pneus 275/30 na dianteira e 345/30 na traseira. O Onyx mede 4,65 metros de
comprimento, nada menos que 2,20 m de largura e apenas 1,13 m de altura e pesa
muito pouco em vista da mecânica adotada, 1.100 kg.
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