sexta-feira, 6 de novembro de 2009

CUIDADOS BÁSICOS COM O RETENTOR



O retentor é uma peça delicada e de precisão, especialmente pelo fato de ser fabricado com elastômeros (um tipo de borracha), e por isso precisa de um cuidado especial durante o armazenamento, manuseio e montagem. Cumpre lembrar que muitas vezes esse item pode "passar batido" no dia-a-dia de trabalho.  

Armazenamento e Manuseio
Cada retentor vem em sua embalagem individual adequada. Deve ficar nesta embalagem até a sua aplicação, sempre guardado em locais limpos, secos e com temperatura apropriada.

Evite por exemplo prateleiras muito próximas do teto (excessos de calor). Cuide para que o excesso de peso não danifique o retentor, especialmente seu lábio de vedação, pois é a parte mais delicada e responsável pela vedação - ou seja, nada de objetos pesados empilhados em cima dos retentores. Não pendure o retentor em pregos e não guarde em caixa de ferramentas.

Instalação no Eixo
Todo eixo deve ser chanfrado ou ter seus cantos arredondados. Isso evita que o retentor seja montado sem danificar o seu lábio de vedação. É muito importante proteger o lábio de vedação de todas as possíveis superfícies perigos, tais como cantos vivos, roscas, entalhados, chavetas e outras. Quando o retentor tiver que passar por um eixo entalhado ou um rasgo de chaveta é necessário usar uma luva de proteção.

A luva deve ter uma parede fina para evitar a deformação do lábio. Na falta de uma luva, use pelo menos fita adesiva para protegê-lo destas irregularidades.
Observe atentamente o alojamento e se o eixo apresenta depósitos, oxidação, amassados, rebarbas ou outros defeitos que possam prejudicar o lábio de vedação.

Regras Básicas

1) Sempre que o retentor for retirado do seu alojamento, deve ser instalada uma peça nova naquele local.

2) O canto de vedação do retentor não deve trabalhar (ou ser montado) na mesma posição em que o retentor antigo estava montado. A antiga área de contato é visível no eixo.

3) Jamais lixe o eixo.

4) Lubrificar sempre o lábio de vedação com óleo adequado, evitando assim que o retentor trabalhe a seco nos instantes iniciais.

5) Jamais corte a mola.

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