sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mantenha seu carro "na linha". Saiba mais sobre Alinhamento



Alinhamento é, como o próprio nome diz, responsável por manter o carro “na linha” – sem que “puxe” para um lado, desde que transitando em piso regular.

O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterçamento. Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem.

São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência, divergência, cáster câmber. Todos eles devem ser observados no alinhamento, que será feito:

1 – A cada troca de pneus;
2 – Quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área do ombro;
3 – Quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas na banda de rodagem;
4 – Se um pneu tiver maior desgaste do que o outro;
5 – Trepidação das rodas dianteiras;
6 – Vibração do carro;
7 – Volante duro;
8 – Carro tende para os lados quando o motorista solta o volante;
9 – Carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
10 – A cada 10 mil km (rodízio ou balanceamento)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...