segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Direção Hidráulica Valoriza Seu Veículo


"Sistema melhora a dirigibilidade e traz mais conforto ao motorista."  -  Marcelo Fenerich

Disponível apenas como opcional em modelos de luxo até o início dos anos 90, a direção hidráulica passou a ser item quase que obrigatório nos automóveis modernos. Além de melhorar a dirigibilidade, o equipamento também valoriza o veículo no momento da revenda. E há empresas especializadas na instalação da direção assistida para veículos que saíram de fábrica sem esse recurso.

É recomendável substituir o óleo da direção a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros e verificar o estado do sistema regularmente.

Cada tipo de carro conta com um sistema de direção exclusivo. "Para desenvolver uma caixa dessas são levados em conta fatores como peso do veículo, conjunto de geometrias das rodas e sistema de tração, entre outros."

Não se deve fazer adaptações que reaproveitem a caixa de direção de outro modelo. A aparência pode ser igual, mas as especificações são bem diferentes. Por isso recomenda-se que a instalação seja feita em oficinas credenciadas pela fabricante do equipamento.

Os preços variam de acordo com o modelo do carro, ano de produção e fabricante da peça. O fato de o veículo ter ar-condicionado também interfere no custo do serviço.

Carros com ar-condicionado têm componentes diferentes dos sem ar. No Celta com ar, por exemplo, a instalação fica barata porque o carro já traz algumas peças que facilitam a instalação da direção. Já no Novo Corsa é necessário substituir mangueiras do ar-condicionado para permitir que seja colocada a bomba hidráulica, o que encarece o serviço.

Para manter o sistema funcionando perfeitamente não se deve forçar a direção no final de curso, pois pode criar pressão na mangueira do óleo, podendo estourar. Cair em buracos também danifica partes do sistema, como terminais de direção, braço axial e até a caixa hidráulica. É recomendável verificar o nível do óleo hidráulico regularmente para não danificar a bomba, que é sensível. 

Em caso de vazamento, o fluído (óleo hidráulico) pode destruir as borrachas do carro.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...