quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mercedes-Benz Classe E Cabrio estreará no Salão de Detroit



Mercedes-Benz Classe E Cabrio estreará no Salão de Detroit
Conversível mais aerodinâmico do mundo trará capa de ar para evitar turbulência e airbags de cabeça.

Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Divulgação


15-12-09 - Conversíveis não são lá muito populares no Brasil. Seja pelo medo da violência, pelo custo alto ou mesmo pelo sol forte de que o país usufrui, os descapotáveis são um segmento de nicho, bastante tímido em termos de mercado, mas a Europa é fã deste tipo de veículo. Com o novo Mercedes-Benz Classe E Cabrio, é possível que brasileiros e europeus passem a compartilhem o gosto sol na cabeça e cabelos ao vento. A versão conversível do Classe E Coupé será oficialmente apresentado ao público no Salão de Detroit, em janeiro de 2010.


O novo Classe E Cabrio é o conversível mais aerodinâmico do mundo, com coeficiente aerodinâmico (cx) de 0,28 (o Classe E Coupé tem coeficiente de arrasto aerodinâmico de apenas 0,24), o que oferece conforto de rodagem, com uma capota mais silenciosa. 

Com ela fechada, segundo a Mercedes-Benz, é possível usar o celular com um sistema Bluetooth e conversar normalmente a velocidades de até 200 km/h. Falando nela, a capota é de lona, com acionamento elétrico, e pode ser acionada avelocidades de até 40 km/h. A operação toda leva apenas 20 s.

O Classe E Cabrio traz uma novidade interessante, o AIRCAP, um dispositivo que cria uma camada de ar sobre os ocupantes do conversível (com a capota arriada) que minimiza a turbulência,os golpes de vento e o barulho no interior do veículo. O sistema é acionável a velocidades acima de 160 km/h e se mantém ativo até 250 km/h, velocidade máxima de boa parte dos veículos alemães de luxo.

O AIRCAP se torna ainda mais interessante quando é conjugado ao AIRSCARF, uma espécie de jato de ar quente no pescoço dos ocupantes que os mantém aquecidos mesmo nos belos e frios dias de outono na Europa e nos EUA. Quando os dois sistemas equipam o conversível, eles criam uma camada de ar quente no interior do veículo.

O Classe E Cabrio será vendido em duas versões de motor, nos EUA: a E350, com 272 cv e 350 Nm, e a E550, com 387 cv e 530 Nm. Em termos de segurança, ele terá barras pirotécnicas anticapotamento e, pela primeira vez em um conversível da marca, airbags de cabeça.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...